Aluno do ITA vai à formatura de vestido em protesto contra homofobia

Aluno do ITA vai à formatura de vestido em protesto contra homofobia

364
0
Na roupa: “Ita – Excelência em: homofobia, machismo, elitismo e falsa meritocracia” (Foto: Arquivo pessoal)
Santana Shopping

 

O formando do curso de engenharia da computação do Instituto de Tecnologia Aeronáutica (ITA) Talles de Oliveira Faria, de 24 anos, recebeu o diploma do curso trajando vestido, salto e maquiagem em protesto contra a homofobia. O engenheiro diz ter sido vítima de preconceito dentro da instituição.

Durante o curso, os alunos podem optar por uma carreira militar ou civil, de acordo com sua preferência. No entanto, o ex-aluno afirma que, apesar ter escolhido a carreira militar, ele foi obrigado a desistir da decisão porque a instituição informou que ele tinha “tom moral e profissional incompatíveis com a ética militar”.

Em 2015, ele participou de uma manifestação organizada pelo Agita (grupo LGBT do ITA) para celebrar o dia nacional contra a homofobia. Por estar vestido em trajes femininos, foi alvo de uma sindicância que terminou com sua dispensa militar.

Ele ainda foi acusado de violência contra símbolos religiosos, por compartilhar memes de Jesus no Facebook. “Fui surpreendido ao ser punido por publicações pessoais, sem relação alguma com a instituição. As sanções todas poderiam me expulsar da força militar e, em consequência, do próprio instituto. Para não perder a graduação eu aceitei a segunda orientação, a de pedir minha dispensa por ‘razões pessoais’”, afirmou Talles ao G1.

Segundo o jovem, ele já havia passado por outros episódios de preconceito durante os cinco anos de estudo, como quando foi preso por quatro dias por usar blush. “A minha orientação sexual não me impediu de me formar na melhor instituição do país (…) Sei que fiz o que deveria ter feito e não me omito da injustiça social”, disse.

O Comando da Aeronáutica informou em nota ao G1 que “o ITA não discrimina alunos por sua orientação sexual, gênero, condição social, credo ou raça. A reitoria repudia qualquer ato de homofobia ou discriminação”.

+ Leia também: Tudo o que você sabe sobre gênero está errado

Veja a notícia na integra em http://revistagalileu.globo.com/Sociedade/noticia/2016/12/aluno-do-ita-vai-formatura-de-vestido-em-protesto-contra-homofobia.html

SEM COMENTÁRIOS